terça-feira, 15 de setembro de 2009

Discutindo Deus nas escolas

O mais novo acordo do Presidente Lula vai dar o que falar: No último dia 23, o governo Lula assinou um acordo com o Vaticano que garantia a permanência do ensino religioso nas escolas brasileiras, sobre tudo, o católico. contudo, Especialistas em ensino entendem que esse acordo compromete com a natureza laica do Estado: O estado tem que ser laico, ou seja, teoricamente o estado não tem religião. Quanto ao Brasil, esse principio deve ser levado muito mais em conta, pois somo um país marcado pela diversidade, e essa diversidade pode ser observada através da religião também.

Esse acordo trouxe à tona, a discussão sobre a sociedade brasileira e seu verdadeiro rosto; fez ressuscitar um aspecto que a muito é lembrado pelos mais celebres pensadores, mas nunca nos damos conta, uma coisa que grita em nossos rostos, que é a diversidade cultural do Brasil. Primeiramente, penso que a escola não tem condições alguma de discutir religião, tendo em vista que esse é um aspecto muito próprio de cada ser humano, vou um pouco mais longe e digo que cada ser humano tem sua religião, as igrejas, centros ou sinagogas ou qualquer outro espaço de culto são só uma síntese desse aspecto humano. Segundo; a escola tem que pelo menos fingir que é um lugar democrático ( eu sei que não é , para reflexões mais profundas é só ler a Marilena Sahuí ou qualquer outro autor que pense a escola nos tempos atuaís) e acima de tudo,deve sim , conscientização da religião na escola deve ser entendida do ponto de vista cultural e não ideológico.

Durante muitos anos, a escola serve como uma verdadeira arma de um sistema que escraviza o homem desde o início da revolução industrial, no século XVII. O papel que damos à escola a isenta de toda e qualquer culpa nos problemas que ela eraiza na sociedade. Essa instituição se esconde atrás do discurso de única detentora do poder transformador para cumprir sua verdadeira função, que é a de reproduzir indivíduos para o sistema dos grupos dominantes. Não quero aqui dizer que todas as escolas devem ser fechadas, mas sim que os métodos utilizados por essa instituição devem frisar a luta contra as dificuldades que a classe baixa sofre, e deve também, conscientizar seus alunos e a população da aflição sofrida pelas classes baixas das classes altas. Portanto, a escola deve conclamar a sociedade contra essa tentativa de retorno ao poder daquela igreja católica autoritária e repressora, que já mostra suas marcas em muitas partes do mundo.
As vezes me pergunto como será que Deus vê esses acontecimentos lá do céu. O homem brincando com o seu nome? Muito provavelmente a vingança de Deus será maligna, como ele bem afirma em sua palavra no livro do Profeta Isaías.
Há um ´sábio ditado popular que diz que em colmeia e em religião, ninguém mete a colher, no que eu concordo em número, gênero e grau. Espero que o Presidente possa pensar sabiamente antes que esse acordo entre em vigor. até a próxima polêmica

Nenhum comentário: