domingo, 22 de junho de 2008

ponto para a lingüística!!!!

em épocas que eu estudava para o vestibular da universidade federal do maranhão (eu gosto de escrever isso), pensava comigo mesmo: se estudamos toda a gramática no ensino médio, o que vamos estudar no ensino superior?, se tenho que estudar toda a grmática para o vestibular, oque vou aprender no curso de letras?. Foi quando derrepente, o primeiro encontro que tive com a disciplina foi comj a professora Teresinha Baldez, minha professora de lingüística( que é onde quero chegar).A dita cuja me apresentou uma das matérias mais bacanas e das quais eu mais gosto de estudar, muito massa ( se me permitam a subjetividade) lingüística, muito bom. por isso que ela é matéria fundamental em muitos cursos da área humana e técnica(exatas).

Saussure é o cara, isaac newton fez muitas teorias, benjamim constan também, mas graças a Deus em meu curso eu não vejo nem uma delas, já quem tá lá na exatas, é obrigado a ver o tal de Ferdnand de Saussure, e o mais curioso, é que o cara nem foi quem escreveu o livro que é o marco da ciência lingüística, foram alguns alunos dele que copiaram algumas aulas dele e transformaram em um dos maiores livros de todos os tempos no estudo da lingua,o curso de linguistica geral. o cara é muito bom.Fora isso a lingüística vem acabar com o velho e estagnado monstro da gramática. a maioria pensa(eu também pensava) que a gramática, ou forma culta, é a unica forma verdadeira de uma lingua. E quem não sabe falar a lingua culta, fala o que?,se uma pessoa do interior, quem geralmente não domina a norma culta da lingua, vier falar comigo, se ela for brasileira, não terei problema algum em entendê-la, não vou longe, na minha rua, a maioria dos meus colégas não falam com toda delicadeza (ou respeitama norma), no entanto, eu os entendo. viva a lingüística!!!!, duvido que seus colégas falam tudo certinho. senhor carlos, por favor, você pode ir até á praia comigo?, ou , senhor josé vamos comigo á feira?, sôa até estranho, se eu falar assim com os meus colégas, não sei nem o que eles vão pensar de mim.

Repito minha perguna. O que eles falam? ou o que eu falo? que lingua é essa que a maioria dos grmáticos tentam dizer que está errada; Hoje em dia, quando uma pessoa fala errado perto de mim, penso duas vezes antes de dizer o que ela está falando está errado, ao contrario, digo simplesmente que ela está falando uma variedade da lingua,ponto para a lingüística.O professor doutor Marcos Bagno( grave bem esse nome) em seu livro "preconceito lingüístico"marcou a vida de todo mundo que faz letras nesse país, ele combate como poucos, a errada mente de muitos brasileiros que pensam que o português diférente está errado. aconselho a todo o ser humano a ler ´muito bom: o jornal inglês "london today" noticiou um dos seus colonistas lamentando se que não existe um livro desse no inglês, note que muitos estrangeiros o queriam mas não o podem, é uma coisa rara.

sou a favor á toda a qualquer manifestação humana( apesar de não gostar do folclore do meu estado), o ser humano está na natureza, e como muito, tem o livre arbitrío para manifestar se, faz parte de sua natureza, afinal de contas, o homen é um ser social; e sozinho, não pode nada ,com outrora afirmou a Jesus Cristo.Creio também que se ele é um ser humano, não cabe em nenhuma regra, o homen nada é mais que um anmal civilizado
Luis Serra
aluno do 2ª periodo do curso de Letras da UFMA.

Nenhum comentário: