quarta-feira, 11 de maio de 2011

Samurai - Djavan

Djavan é um dos mais talentosos letristas de nossa música. Com uma voz sem igual, o artista encanta e fala de amor como poucos. O amor cantado pelo alagoano é o amor sem medidas, o amor que não tem fim, o amor voluptoso, muito semelhante com a paixão, porém, mais ardente e mais fiel que essa. O amor, cantado por Djavan, deve ser aquele amor intenso sentido por um homem e uma mulher. Aquele amor que vive no mais amplo local das abstrações, aquele amor em que só se completa com o a aproximação da pessoa amada. Só a contemplação não lhe basta, o que lhe basta é o sentir ardente, escorrendo pelo corpo. O que é interessante sobre esse assunto, no cantar de Djavan, é a semelhança desse amor com a paixão. É um amor disposto a tudo, como a paixão ardente. Nesse amor, tudo arde: a boca que entremecida, toca a outra boca da pessoa amada, os braços que não se contentam em sí, o coração que palpita sem parar quando encontra o peito da pessoa amada. Contudo, na música de Djavan, o amor se desasemelha da paixão graças a seu caráter eterno, respeitoso, controlador. No coito do amor, em Djavan, há um desejo mutuo de saciassão. Os dois devem estar de acordo em saciar um ao outro, e não, como na paixão, o prazer de uma mão só. Um bom exemplo desse amor cantado por Djavan é a letra da música "Samurai". Na música, o amor é um poderoso guerreiro que vence a todos que queiram lutar contra ele. Na canção, o homem que tenta lutar com todas as suas forças contra o amor, acaba vencido por ele. Mas, do contrário da paixão, todos aqueles que são vencidos por ele não ficam tristes, ao contrários, ficam felizes, sempre querendo mais dessa felicidade.

Aaaaaiii...

Quanto querer

Cabe em meu coração..

Aaaaaiii...

Me faz sofrer

Faz que me mata

E se não mata fere...

Vaaaaiii...

Sem me dizer

Na casa da paixão...

Saaaaii...

Quando bem quer

Traz uma praga

E me afaga a pele..

Crescei, luar

Prá iluminar as trevas

Fundas da paixão...

Eu quis lutar

Contra o poder do amor

Cai nos pés do vencedor

Para ser o serviçal

De um samurai

Mas eu tô tão feliz!

Dizem que o amor

Atrai...

Nenhum comentário: