segunda-feira, 23 de março de 2009

será que o homem é mesmo um ser racional?

Não sei o que deu em mim, nesse momento, depois de ler, sinto a inorgânica vontade de escrever, sinto meus dedos frívolos e minha cabeça queimar, muito mais que os vulcões italianos, que até hoje estão em plena atividade. Creio ser a arte de criar, a maior prova da semelhança entre Deus e o homem: apesar de achar, o animal selvagem, muito superior ao homem (garanto não ter lido o Rousseau antes de escrever).Parece não ter lógica a sentença passada, mas se me deixares explicar, talvez eu te convença, meu algoz juiz.

As vezes, com alguns fatos me ponho a pensar: será que o homem é mesmo um ser superior aos outros animais? O fato de pensar que sua diferença para os outros animais se regula unicamente no eixo de sua possibilidade de apreender e aprender as coisas ( são duas coisas diferentes, pergunte a Kant e a Légi strauss.),( acho perfeito avissar que os outros animais também tm essa habilidade, tudo bm que não com a capacidade humana, é verdade):o homem pensa, assim, ser o dono do mundo, quando, na verdade, não passa de um mero expectador do mesmo ( mundo).

Minha consciência de o homem ser inferior, me advém de fatos que chocaram e chocam com a sociedade nos dias atuais: mães que vendem suas pequenas filhas para ricos pedófilos maltratarem, em troca de um tostão furado ( vida humana não tem valor, avisem por favor, para essas mulheres, que eu me recuso chamar de mãe); mulheres que roubam nas maternidades, filhos alheios e vendem como se fosse uma mercadoria qualquer, sem nenhum compromisso com a dignidade humana, e por último: um pai que estrupa a filha, engravidando-a de gêmeos: diante disso, eu lhe pergunto, atento leitor: que espécie de animal selvagem faz tal coisas? hum?


Um fato interessante é perceber que, na bíblia, quando Deus cria os animais, no mesmo capitulo, ele diz : "farei o homem minha imagem e semelhança"; se fizermos uma leitura mais atenta, poderemos perceber que Deus, ao criar os animais, referia-se também ao homem, e o animal homem seria o único que seria semelhante a ele; acho a bondade de Deus tão grande que ainda o faz um pouco menor que ele. êta Deus grandão!!

Para provar a superioridade dos animais selvagens, tenho alguns exemplos: a galinha, que segundo o homem, só serve para comer, ao depositar os ovos, os poe em baixo das asas e os esquenta e protege, não permitindo que alguém, ao menos o enxergue; a cadela, depois de nascer os filhos, os lambe para que não morram, faz toda a força para tê-los e sozinha; e o que dizer dos leopardos, que protegem seus filhos com a própria vida; enquanto que o homem os vende ou maltrata de forma humilhantemente psicológica: tenho certeza que isso seria um absurdo para os chamados " selvagens".

Na internet, são inúmeros os anúncios de mães que querem vender seus filhos; parece incrível, mas é real. Homens que vendem-se para reproduzir, e casais que vendem-se para ter filhos para os outros: a que ponto chegamos, e os nossos valores para com a vida humana, onde estão? E o que mais me assusta, é pensar que somos racionais.

Com tudo, como já disse aqui, sou um esperançoso e profundo admirador da natureza animal: o amor,a esperança e a amizade ainda parecem fazer parte de nosso profundo posso de sei lá o que, ( natureza), quero ainda acreditar que o homem vai condenar e se sobre sair nesse mundo de falta de valores bons, e espero que reste tempo de aprendermos com os outros animais a sermos humanos melhores.
até mais!!!

Nenhum comentário: