quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Machado de Assis, um dos maiores pendegos da época do imprério.

isso mesmo, amigo leitor, é verdade. Recentes pesquisas feitas nas cartas de "machadinho", como ele gostava de se nomear, a seus amigos, revelam um Machado bem diferente do que costumamos aprender nas escolas e no segundo grau, e até mesmo em simpósios e palestras de especialistas do mestre. As cartas mostram um Machado de Assis muito mais vivo que aquele machado de assis epilético e depressivo que aprendemos; e quem diria que o rapaz " machadinho" era extremante passador de rodo ( para ser bem claro). a cabeça de Maria carolina doeu muito com as peripécias machadianas. O incrivel é que o danado dizia em todos os suas cartas, verdadeiros detalhes do que ele fazia com as mocoilas que ele tinha pegado; afinal de contas detalhar era com ele mesmo e para emendar, as palavras utilizadas pelo danado,não eram essas, descritas em um de seus poemas:

"SAUDADE.
Por que sinto falta de você?
Por que está saudade?
Eu não te vejo
mas imagino suas expressões,
sua voz teu cheiro.
Sua amizade
me faz sonhar com um carinho,
Um caminhar,
a luz da lua,
a beira mar.
Saudade
este sentimento de vazio
que me tira o sono
me fazendo sentir
num triste abandono,
é amizade eu sei,
será amor talvez...
Só não quero perder
sua amizade, esta amizade...
Que me fortalece
me enobrece por ter você."

nem de longe era isso: as palavras eram tão garregadas que a revista EPOCA ( que foi quem revelou esta pesquisa.) não pôde divulga-las. Agora imagine comigo: se hoje em dia, dias em que vivemos em uma época em que o vulgar não choca tanto, houve essa censura imagina naquela época, em que os bons costumes e boa educação eram indispensáveis.

só quero dizer que sou fan incondicional do amado mestre e ( com todas as pompas) imperador da literatura brasileira; seu estilo e modo de ver a realidade é singular. essa crônica é só para nos divertimpos com mais uma do nosso amado machadinho.

e para terminar, deixo vos com uma das suas celebres frases.

"As melhores mulheres pertencem aos homens mais atrevidos.Mulheres são como maçãs em árvores. As melhores estão no topo... Os homens não querem alcançar essas boas, porque eles têm medo de cair e se machucar. Preferem pegar as maçãs podres que ficam no chão, que não são boas como as do topo, mas são fáceis de se conseguir. Assim as maçãs no topo pensam que algo está errado com elas, quando na verdade, ELES estão errados... Elas têm que esperar um pouco para o homem certo chegar, aquele que é valente o bastante para escalar até o topo da árvore."

Machado de Assis.

Um comentário:

NEY FARIAS disse...

FALA SÉRIO, LUÍS. ESSE TIPO DE "PESQUISA" É UM DESSERVIÇO PARA A MEMÓRIA DE MACHADO. ESTOU SURPRESO QUE VOCÊ LEVE ESSE TIPO DE BOBAGEM EM CONSIDERAÇÃO.