Esse blog eu ofereço a todas as pessoas que são como eu, que gostam de estarem antenadas com o mundo, e opinarem da forma mais espontânea possivel. Se você se amarra em ver as noticias que passam por ai e vê-las de sua forma, de uma lida nesse blog. Até mais, agente se vê....
quinta-feira, 16 de agosto de 2012
UM GLOSSÁRIO ELETRÔNICO DA CANA-DE-AÇÚCAR DO MARANHÃO (VERSÃO PRELIMINAR)
Este glossário é um trabalho de iniciação científica desenvolvido pelo projeto Atlas Linguístico do Maranhão (ALiMA), Projeto do departamento de Letras da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em parceria com o conselho Nacional de Pesquisa, por meio de bolsa de Iniciação Científica – Voluntária. O ALiMA, por meio de sua vertente Produtos Extrativistas e Agroextrativistas maranhenses – cana-de-açúcar, durante um ano, investigou a linguagem de plantadores tradicionais, não mecanizados, de cana-de-açúcar do Estado, em três municípios – São Bento, Central do Maranhão e Buriti.
Por meio do questionário semântico-lexical da cana-de-açúcar produzido pelo ALiMA, nos foi possível coletar os termos do universo laboral do micro e pequeno agricultor maranhense.
Este glossário encontra seu valor em três âmbitos: um acadêmico, um social e outro econômico: Socialmente, até onde podemos constatar, a ideia desse glossário é pioneira, visto que no Maranhão, não há trabalhos dessa natureza que investiguem diatopicamente o léxico da cana-de-açúcar, sobretudo para mostrar sua variedade à luz das teorias que investigam o léxico em voga no mundo; a importância acadêmica esta no fato de esta ser a primeira vez que um glossário eletrônico de cunho socioterminológico é feito no Estado, mostrando o início de uma tradição que revela-se promissora, com relação ao estudo do léxico no Maranhão e a econômica diz respeito que com esse glossário, o micro e pequeno agricultor de cana-de-açúcar terá menos problemas de se comunicar com o técnico agrícola, uma vez que os dois terão uma ponte que diminua a distância comunicativa ente os dois.
Esta primeira versão do glossário é constituída por 78 entradas e 50 variantes. Tendo sido, até agora, catalogados por nós 128 termos desse universo. É interessante observar que esta pesquisa continuará investigando esse universo em outros municípios maranhense, para observarmos a variação existente nessa linguagem especializada.
Este Glossário é constituído por imagens da pesquisa e dos objetos dos engenhos e dos alambiques visitados por nossa equipe. Além das imagens, o glossário vem também com um vídeo explicativo sobre o processo de plantação da cana-de-açúcar.
O glossário é de fácil manuseio e pode ser aberto em qualquer computador. Bastará que o usuário instale o programa de sustentação do glossário que o usuário poderá utilizar todas as informações, e ter acesso ao vídeo e as imagens que são disponibilizadas no glossário. O glossário poderá ser utilizado e dividido de forma gratuita desde que os devidos créditos da criação da obra sejam dados.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário