segunda-feira, 23 de março de 2009

será que o homem é mesmo um ser racional?

Não sei o que deu em mim, nesse momento, depois de ler, sinto a inorgânica vontade de escrever, sinto meus dedos frívolos e minha cabeça queimar, muito mais que os vulcões italianos, que até hoje estão em plena atividade. Creio ser a arte de criar, a maior prova da semelhança entre Deus e o homem: apesar de achar, o animal selvagem, muito superior ao homem (garanto não ter lido o Rousseau antes de escrever).Parece não ter lógica a sentença passada, mas se me deixares explicar, talvez eu te convença, meu algoz juiz.

As vezes, com alguns fatos me ponho a pensar: será que o homem é mesmo um ser superior aos outros animais? O fato de pensar que sua diferença para os outros animais se regula unicamente no eixo de sua possibilidade de apreender e aprender as coisas ( são duas coisas diferentes, pergunte a Kant e a Légi strauss.),( acho perfeito avissar que os outros animais também tm essa habilidade, tudo bm que não com a capacidade humana, é verdade):o homem pensa, assim, ser o dono do mundo, quando, na verdade, não passa de um mero expectador do mesmo ( mundo).

Minha consciência de o homem ser inferior, me advém de fatos que chocaram e chocam com a sociedade nos dias atuais: mães que vendem suas pequenas filhas para ricos pedófilos maltratarem, em troca de um tostão furado ( vida humana não tem valor, avisem por favor, para essas mulheres, que eu me recuso chamar de mãe); mulheres que roubam nas maternidades, filhos alheios e vendem como se fosse uma mercadoria qualquer, sem nenhum compromisso com a dignidade humana, e por último: um pai que estrupa a filha, engravidando-a de gêmeos: diante disso, eu lhe pergunto, atento leitor: que espécie de animal selvagem faz tal coisas? hum?


Um fato interessante é perceber que, na bíblia, quando Deus cria os animais, no mesmo capitulo, ele diz : "farei o homem minha imagem e semelhança"; se fizermos uma leitura mais atenta, poderemos perceber que Deus, ao criar os animais, referia-se também ao homem, e o animal homem seria o único que seria semelhante a ele; acho a bondade de Deus tão grande que ainda o faz um pouco menor que ele. êta Deus grandão!!

Para provar a superioridade dos animais selvagens, tenho alguns exemplos: a galinha, que segundo o homem, só serve para comer, ao depositar os ovos, os poe em baixo das asas e os esquenta e protege, não permitindo que alguém, ao menos o enxergue; a cadela, depois de nascer os filhos, os lambe para que não morram, faz toda a força para tê-los e sozinha; e o que dizer dos leopardos, que protegem seus filhos com a própria vida; enquanto que o homem os vende ou maltrata de forma humilhantemente psicológica: tenho certeza que isso seria um absurdo para os chamados " selvagens".

Na internet, são inúmeros os anúncios de mães que querem vender seus filhos; parece incrível, mas é real. Homens que vendem-se para reproduzir, e casais que vendem-se para ter filhos para os outros: a que ponto chegamos, e os nossos valores para com a vida humana, onde estão? E o que mais me assusta, é pensar que somos racionais.

Com tudo, como já disse aqui, sou um esperançoso e profundo admirador da natureza animal: o amor,a esperança e a amizade ainda parecem fazer parte de nosso profundo posso de sei lá o que, ( natureza), quero ainda acreditar que o homem vai condenar e se sobre sair nesse mundo de falta de valores bons, e espero que reste tempo de aprendermos com os outros animais a sermos humanos melhores.
até mais!!!

sábado, 21 de março de 2009

sábado de manhã


Lá vem o sol
lânguido e seco
fervoroso
matinal mente
escala os alteiros
do céu

Conquistador
amarelo,
como sábado de manhã

ensediador
torra os vertigios da noite glacial

batalhando vai
contra as criaturas das trevas

Reina intediante
na solidão inorgânica
do céu.

Vem destronando
Apolo
enviuvando
Persefones

saludifica os homens
em sua
inveterada pequenês

Teus raios não me queima
ao contrário
me causam bem

Quão maldoso sois
é o mais intrometido
entre os seres
mesmo longe
enegrece o homem
racha o seu chão

Ao invés de tua luz
prefiro a divina
que é branda
e reveladora

sexta-feira, 20 de março de 2009

o nu




o nu é frágil
insolente
imortal

perturbador
atraente
imoral

a uns instiga
a outros
encanta

para mim
é arte

a mais bela pintura
que tentamos,
com nenhum susseso,
copiar.



eu tenho um doce
tão bonita e bacana
não conta para ninguém
o nome dela
é Mariana.

HOTEL

eu sou um hotel
em mim se hospedam
um herói
um bandido
um medroso
um fracassado
um metido
a Augusto
a Pedro

eu sou um hotel.
hotel de putas tristes
hotel de deuses gregos
de Sócrates
Demogenes
e descartes

eu sou um hotel
hotel de virgindades profanas
de lúgubres noites
de escritores vassalos
de velhos sem vergonhas
e glutomaniacos inveterados
de um poeta de meia taça.
eu sou um hotel.
atire a primeira pedra que não for.

o mais poderoso dos seres


Quão forte é o amor
quem pode detê-lo,
ou quiçá,
fugir dele?

o mais forte guerreiro
não o pode resistir
o mais racional e sético
entre os homens,
o conhecerá.

Do mais bruto
ao mais sensível
todos seremos suas vitimas

Aquele que não o credita,
será seu escravo.

Será maldição
ou será
o Amor?
não sei
só sei
que quão
singelo
é o
amor.


o longe


o longe
nem é tão distante assim,
ele está ai,
perto.
Na cama dos amantes,
muitas vezes
acompanhando os amados,
o bom e imoral
longe
vista-te com a mais bela roupa,
solidão, quando vieres me visitar,
aproveita,
e faz as passes com tua irmã,
a alegria,
vem com ela,
não venhas só;
traga nem que seja teu amigo,
o longe
tu acompanhada
és avassaladora,
sozinha
és intragável,
mistura de fruta podre
e cal.